07 fevereiro 2018

Como alcançar um dos efeitos mais desejados do verão no Lightroom!

Não é de hoje que um dos efeitos mais desejados pelos viciados em Instagram e Fotografia é o Teal and Orange.
Porém, vamos partir do inicio e de algumas coisas que você deverá levar em consideração para alcançar um resultado semelhante:

  • A luz e o local em que a foto foi ou será feita
Você não conseguira o mesmo efeito se a iluminação não for adequada e o local não favorecer as cores que você deseja alcançar; Por ex: uma foto mal iluminada não permitira você alcançar os tons de azul e laranja de forma homogenea. As cores poderão acabar saturando ou estourando demais.



  • Pense na composição da foto

    • Se você observar as fotos em que esse efeito é aplicado, as cores favorecidas são justamente Azul e Laranja. É nessas cores em que você irá trabalhar, tendo a opção ainda de trabalhar com o tom de verde. Ou seja, em uma foto com o fundo em branco (ou clean), com os objetos ainda em cores clean, não ira fornecer um resultado legal de se ver. Veja meus próprios exemplos abaixo, onde eu mexi nas mesmas configurações, buscando ajustar de forma ideal os tons:
    Composição correta dos tons que compuseram a foto e iluminação adequada.
    Composição inadequada dos tons que compuseram a foto e excesso de iluminação para o efeito teal and orange.

      Se você observar na foto acima, a ausência dos tons azul, laranja e verde não adaptou a foto ao efeito desejado. E é exatamente nessa composição que você deverá pensar para alcançar qualquer outra edição que você queira fazer em suas fotos. 
      Uma boa edição pode salvar uma foto, mas não faz milagres!
      Veja bem quantas tentativas de alcançar o resultado de algum famoso que você admira fracassaram por não se atentar a esses detalhes bem pequenos.
      Agora vamos colocar a mão na massa. Eu usei o Lightroom para computador, porém, você também conseguirá ótimos resultados utilizando o Lightroom Mobile. Você conseguira encontrar algumas das ferramentas para o aplicativo para celular se continuar lendo o post.


      Passo 1. Na aba básico você ira alterar da forma que melhor achar. Nessa foto eu quis deixar ela mais iluminada, para valorizar a luz do dia. Eu sempre aumento bastante a vibração, pois é ele que aviva os tons quentes da foto e diminuo a saturação para as cores não estourarem. Partindo daqui eu também ja acrescento nitidez indo na aba detalhe, e nessa foto coloquei em 118 pois gosto de bastante nitidez. A combinação de nitidez e claridade dão ênfase aos detalhes e formas da foto.


      Passo 2. Aqui nessa etapa, você ira para a aba Calibração da camera, que é onde a magica começará a acontecer. Você irá fazer as mesmas alterações que fiz na matiz das cores, claro, conforme melhor encaixar a itensidade e saturação na sua foto
      Passo 3. Na aba HSL, você irá intensificar melhor as cores. Como mostro na imagem, eu alterei levemente as cores vermelho e laranja na aba Matiz. Indo nas abas saturação e luminância você ainda consegue brincar ainda mais com as cores. Mexa nessas configurações sem medo  de ver o que vai acontecer com as cores. Quando eu quero ver o que vai acontecer, sempre coloco no minimo e no maximo para ver onde irá alterar.

      Passo 4.  Nesse momento eu senti a necessidade de intensificar o laranja em algumas partes. Então fui na ferramenta pincel (primeiro quadrado vermelho), ajustei o tamanho do pincel, selecionei a cor laranja e passei onde esta indicado de vermelho na foto. PS: a ferramenta exposição vem automaticamente aumentada, você pode reduzir se achar necessário. Feito isso, clique na caixinha ok que ira aparecer embaixo da sua foto para salvar esta função.

      Feito isso, pronto! Você alcançou o Teal and Orange!

      Como o LR mobile e o desktop são da Adobe, algumas das ferramentas estão disponíveis em ambos aplicativos.
      Dicas extras:  a forma como você altera a saturação e a luminância das cores poderá deixar os tons como laranja mais vivos ou não. É uma das variações do teal and orange que existe. O mesmo vale para o azul.
      O verde na fotografia dão uma identidade melhor para as fotos.
      Quanto mais componentes nas cores laranja, azul e verde, melhor para fazer a edição!
      Esse efeito é ideal para fotos na natureza!
      E aí, o que achou do tutorial? Ficou fácil de entender? Estarei a disposição para esclarecer as duvidas de vocês. E aos que não puderem usar o lightroom em desktop, o que acham de um tutorial usando a versão mobile? 

      Beijinhos e namaste <3



      2 comentários:

      1. Oii Mel, adorei a dica. Acho esse efeito lindo mas não conseguia chegar nesse resultado.

        www.larydilua.com

        ResponderExcluir
      2. Que bom que gostou! Se usar, vou adorar ver o resultado <333
        Beijosss

        ResponderExcluir

      Topo
      © ATRÁS DA PENTEADEIRA - 2018°
      Criado por: DUDI DESIGNER.
      Tecnologia do Blogger.
      imagem-logo