25 março 2018

Guia do iniciante: as funções básicas de qualquer editor de fotos


Dando continuidade ao nosso guia do iniciante, vamos falar agora sobre as funções básicas de qualquer editor de fotos. São as alterações nessas ferramentas que irão dar o ponta pé inicial na sua edição.
As ferramentas básicas que você irá encontrar são: exposição/ brilho; contraste, saturação e nitidez.
A exposição (ou brilho) é nada mais, nada menos do que a quantidade de luz que você irá deixar na sua foto.

Partindo para o contraste, ele irá dar a intensidade na sua foto. Tanto em cores quentes, quanto em cores frias. Porém, é um recurso que deve ser utilizado com cuidado, pois poderá deixar sua foto desregulada. Em alguns editores, tem a opção de deixar o valor do contraste no negativo, nesse caso, deixará as cores sem intensidade com um aspecto de esmaecimento na foto.

A saturação é forma mais simples que você terá deixar uma foto em preto e branco se deixar o valor em negativo, e as cores muito mais vivas se no positivo. Porém, as cores podem acabar ficando "estouradas" se usar nos valores máximos.

Por último, mas não menos importante, a nitidez é responsável por acrescentar detalhes a sua foto. Irá dar mais definição e qualidade a sua foto. É particularmente a minha ferramenta favorita. Se usada de forma positiva e em excesso, poderá deixar sua foto com excesso de granulação e a foto poderá perder a qualidade. Na forma negativa, em alguns editores, ela deixará a foto com aparência borrada. No Lightroom mobile, versão gratuita, não tem a opção de nitidez, porém, no lightroom para computador, que é onde costumo usar, possui todas as ferramentas citadas, e essa ferramenta se encontra na aba "detalhes".
Essas são as ferramentas básicas que qualquer editor de fotos deve ter. Futuramente irei trazer mais detalhes do editor que uso, que é o Lightroom para desktop. Se você conseguir mexer nesse editor, você terá mais facilidade em qualquer outro, inclusive na versão para celular.

Por hoje é isso minha gente, espero que tenham gostado e qualquer duvida estou a disposição <3
Namaste <3

2 comentários:

  1. Uso bastante algumas dessas ferramentas que você mostrou! São essenciais ♥
    Beijos
    No mundo da Lari ♥

    ResponderExcluir
  2. Amei suas dicas!!! Aliás seu blog tá lindoooo. Bjokas 😘 [ANA]
    http://eieutil.com

    ResponderExcluir

Topo
© ATRÁS DA PENTEADEIRA - 2018°
Criado por: DUDI DESIGNER.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo